DIA
04/12/2014 – Quinta-feira – 13h às 15h
GT
01- O LIMIAR TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DAS
LICENCIATURAS
COORDENAÇÃO: Prof. Me.
Ananias Agostinho da Silva
TRABALHO
|
AUTORES
|
SALA
|
|
01
|
UMA
REFLEXÃO SOBRE OS ENUNCIADOS DE EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM
LIVRO DIDÁTICO DE EJA
|
Adiel
Mariano de Paiva, Adna Chirly Mariano de Paiva Oliveira, Débora Caruline
Pereira Silva, Jessé Carvalho Nunes, Ananias Agostinho da Silva
|
P01
|
02
|
PROGRAMA
BRASIL ALFABETIZADO E O PAPEL DOS COORDENADORES DE TURMAS
|
Dacy
Alves da Silva, Antonia Campos
de Oliveira
|
P01
|
03
|
O
TRABALHO COM O TEXTO EM SALA DE AULA: COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE LÍNGUA
PORTUGUESA
|
Débora
Caruline Pereira Silva, Ananias Agostinho da Silva
|
P01
|
04
|
HERMENÊUTICA DA RELAÇÃO FAMILIAR E ESCOLAR
NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA.
|
José Fabio Alves Dantas, Auri Marconi Diniz, Delane
Leite Suassuna, Zenaide Mesquita de Holanda
|
P01
|
05
|
O
PROFESSOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS: MUDANÇAS E DESAFIOS
|
Auri
Marconi Diniz, Delane Leite Suassuna, Zenaide Mesquita de Holanda
|
P01
|
06
|
DROGAS
X ALUNOS DE UMA ESCOLA X EM UMARIZAL/RN
|
Valeria
de Souza Martins, Dacy Alves da Silva
|
P01
|
COORDENAÇÃO: Profª Ma. Ariane Benício de Sá Barreto
TRABALHO
|
AUTORES
|
SALA
|
|||
01
|
ANÁLISE
CONTEXTUAL DO ENSINO DE GRAMÁTICA EM UMA TURMA DE EJA EM PATU/RN
|
Adna
Chirly Mariano de Paiva, Francisca Verônica Pereira Moreira, Hudson Daniel
Gomes do Nascimento
Ariane
Kércia Benício de Sá
|
P02
|
||
02
|
ANÁLISE
DE COMO OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II VEEM E ENTENDEM A PROVA DE
MATEMÁTICA
|
Katarina
Rúzia de Souza, Jandy Adauto dos Santos, Mônica Alves Brasiliano
|
P02
|
||
03
|
O
CONSUMO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS ENTRE JOVENS DAS ESCOLAS DA CIDADE DE
ANTÔNIO MARTIN – RN
|
Manoel
Messias Gomes, Josenice Fernanda Paiva
|
P02
|
||
04
|
A
INTERDISCIPLINARIDADE ESTÁ INTERLIGADA A EDUCAÇÃO E BUSCA CONSTRUIR UM NOVO
PARADIGMA ESCOLAR
|
Manoel
Messias Gomes
|
P02
|
||
05
|
AS
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS
|
Maria
do Socorro Alves Pereira Castro, Chemilla Cavalcante Câmara
Rocha, Maria Delivania de Moura
|
P02
|
GT
02- AS POLITICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR: O DITO E O FAZER
COORDENAÇÃO – Profª Esp. Carliana de Moura Dutra;
Acad. Djeffeson Calebe Lucas
TRABALHO
|
AUTORES
|
SALA
|
|
01
|
ACESSIBILIDADE ESCOLAR: DIREITO E PARTICIPAÇÃO PARA ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA
|
Maria
Luzilânia Maia Cortez
|
P03
|
02
|
INCLUSÃO
NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RAIMUNDO NONATO DE LIMA
|
Jozenice
Fernanda de Paiva Oliveira, Josileide de Paiva Oliveira Dantas, Manoel
Messias Gomes
|
P03
|
03
|
ACEITAÇÃO A DIVERSIDADE: como
lidar com a diferença
|
Delane
Leite Suassuna, Auri Marconi Diniz, Zenaide Mesquita de Holanda
|
P03
|
04
|
A INCLUSÃO DE
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA CONFORME A ÓTICA DA GESTÃO ESCOLAR
|
Francisca
Verônica Pereira Moreira, Hudson Daniel Gomes do Nascimento, Larissa Cristina
Viana Lopes
|
P03
|
05
|
ESCOLAR:
OS DILEMAS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES AO ATENDER CRIANÇAS COM NECESSIDADES
ESPECIAIS E SUAS FRUSTRAÇÕES DIÁRIAS
|
Kênia
Diogo Jales Oliveira, Ana Maria Andrade Dantas Duarte, Genival Tomaz de
Medeiros, Edileuda Tavares da Silva
|
P03
|
06
|
EDUCAÇÃO
INCLUSIVA E O PAPEL DO PROFESSOR: OS DESAFIOS APRESENTADOS NO DESENVOLVIMENTO
DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
|
Ana
Carla de Oliveira Lira
|
P03
|
OBS.: Por questões operacionais, transferimos 03 trabalhos para
apresentação no GT 07, no entanto, a publicação nos Anais estará devidamente
inclusa no GT 02.
GT
03 – LUDICIDADE, LITERATURA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO
COORDENAÇÃO – Profª.
Ma. Maria da Luz Duarte Leite Silva; Prof. Esp. Iure Coutre Gurgel
TRABALHO
|
AUTORES
|
SALA
|
|
01
|
O
LÚDICO E O MOVIMENTO NUMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA
|
Ayla
Rayane Jales Medeiros, Luana Ferreira
da Silva, Iure Coutre Gurgel
|
P04
|
02
|
A
PSICOMOTRICIDADE E O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: TRILHANDO NOVOS
CAMINHOS PARA EDUCAÇÃO
|
Ana
Maria Andrade Dantas Duarte, Kênia
Diogo Jales Oliveira, Genival Tomaz de
Medeiros, Edileuda Tavares da Silva.
|
P04
|
03
|
ABREM-SE
AS CORTINAS: A DRAMATIZAÇÃO COMO EXPRESSÃO DO IMAGINÁRIO
|
Thiago
Wenzel Cortez da Silva, Larisce Dianna da Silva, Maria da Luz Duarte Leite
Silva, Jaira Maria da Silva, Francisca Loudes do Norte
|
P04
|
04
|
A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO FÍSICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Maria da Luz Duarte Leite Silva,
Maria Macivânia da Costa, Francisco Helton Duarte Leite, Maria José
Duarte Leite
|
P04
|
05
|
PRÁTICA
REFLEXIVA DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE DESSE PROCESSO
|
Maria José Duarte Leite, Maria
Macivânia da Costa, Francisco Helton
Duarte Leite, Maria da Luz Duarte
Leite Silva
|
P04
|
GT
04 – POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
COORDENAÇÃO – Profª.
Ma. Gercina Dalva; Profª. Ma. Francisca Edilma B. S. Aureliano; Prof.
Escolástico Paulino Filho
TRABALHO
|
AUTORES
|
SALA
|
|
01
|
A
INTERDISCIPLINARIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIALOGANDO COM A TEORIA
|
Chemilla
Cavalcante Câmara Rocha; Carlos Magno Freire Godeiro e José Bezerra De Assis
|
C01
|
02
|
PENAIC:
UM COMPROMISSO EM ALFABETIZAR CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Ana
Tereza da Silva Cortez; Andresa Costa Gomes;
Cristiana Fernandes da Costa; Jadiane da Silva Oliveira; Gercina Dalva
|
C01
|
03
|
GESTÃO ESCOLAR DO CAMPO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ANÁLISE DE UMA
EXPERIÊNCIA
|
Maria das Graças
Pinheiro, Quésia da Silva Reis, Maria Vânia Leão, Lucineide Dantas Duarte
|
C01
|
04
|
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO
COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Josileide de Paiva Oliveira Dantas; Jozenice
Fernanda de Paiva Oliveira
Manoel Messias Gomes
|
C01
|
05
|
REFLETINDO O PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ
|
Josenildo Fernandes Sobrinho Francisco
Robson Lima dos Santos; Pedro Adrião da Silva Júnior
|
C01
|
06
|
A PARTICIPAÇÃO DOCENTE NA CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
|
Lucas Sullivan Marques Leite
Antonia Batista Marques |
C01
|
GT
05 – EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS EXITOSAS: INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO
LEITOR EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
COORDENAÇÃO – Profª Ma.
Maria Gorete Paulo Torres; Profª. Dra. Maria Lucia Pessoa Sampaio; Profª Ma.
Larissa Cristina Viana Lopes
TRABALHO
|
AUTORES
|
SALA
|
|
01
|
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM SALA DE AULA:
RELATANDO EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO
|
Hosana
Carolina Jales da Silva, Gabriela de Oliveira Godeiro, Maria da Luz Duarte
Leite Silva, Larissa Cristina Viana Lopes
|
C02
|
02
|
O FOLHETO DE CORDEL E SUA DIMENSÃO
PEDAGÓGICA
|
José
Bezerra de Assis
|
C02
|
03
|
A PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DO LEITOR
LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO
|
Alina
Félix de Oliveira
Rafaella
Meliza Andrade de Lima
Larissa
Cristina Viana Lopes
|
C02
|
04
|
DESSES LIVROS QUE TRANSFORMAM:
DISCURSOS SOBRE A LEITURA NA MÍDIA
|
Francisco
Vieira da Silva, Éderson Luís Silveira
|
C02
|
05
|
DESENVOLVIMENTO DA LEITURA ATRAVÉS DE
PRÁTICAS INCENTIVADORAS NOS ANOS INICIAIS
|
Francisca
Fernanda de Oliveira Sátiro,
Leidivânia de Freitas Oliveira Sousa
|
C02
|
GT
07 - O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS
COORDENAÇÃO – Profª Dra. Jacicleide Ferreira Targino
da Cruz Melo; Profª Ma. Maria Ghisleny de Paiva Brasil
TRABALHO
|
AUTORES
|
SALA
|
|
01
|
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PARA A
FORMAÇÃO DOCENTE
|
Francisca
Fabiana Ferreira da Silva, Francisca Mônica Paz de Sousa Dantas, Mirian
Patrício de Sousa Pontes, Francileide Batista de Almeida Vieira
|
C03
|
02
|
ESTÁGIO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS
|
Carlos
Alberto Alves Oliveira, Girlene de Paiva Costa, Iure Coutre Gurgel
|
C03
|
03
|
A MÚSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM ENSINO INCLUSIVO
|
Mônica
Alves Brasiliano, Maria do Socorro Alves Pereira Castro, Katarina Rúzia de
Souza
|
C03
|
04
|
CURRÍCULO: UMA
PERSPECTIVA MULTICULTURAL
|
Lucas
Pires Formiga, Francisca Jaiane Dantas Batista Paiva, Denise Valentim dos
Santos, Herivélcia Maria da Silva, Iandra Fernandes Pereira Caldas
|
C03
|
05
|
O
PAPEL DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES
ESPECIAIS
|
Quésia
da Silva Reis, Maria das Graças Pinheiro, Lygia de Freitas Suassuna, Lyvia de
Freitas Suassuna, Ananias Agostinho da Silva
|
C03
|
GT
08 – A DOCÊNCIA NO PIBID: APRENDIZAGENS DO FAZER PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO – Profª.
Ma. Soraya Nunes dos Santos Pereira; Profª. Ma. Antonia Sueli da Silva Gomes
Temóteo
TRABALHO
|
AUTORES
|
SALA
|
|
01
|
ACERCA
DA VAIDADE: Uma Análise da Filosofia de Montaigne
|
Antoniel
Alves da Silva, William Coelho de Oliveira
|
C04
|
02
|
O USO DO
JORNAL PARA O DESENVOLVIMENTO CIDADÃO.
|
Djeffeson
Calebe Lucas, Francisco das Chagas Gomes Oliveira, Soraya Nunes dos Santos
Pereira
|
C04
|
03
|
ANALISE DA PARTICIPAAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: OLHAR DOS
BOLSISTAS DO PIBID
|
Ana Daysa Pereira Tomaz, José Claudio Rosa da
Silva, Maria Alex Samara de Paiva Oliveira, Soraya N. Santos Pereira
|
C04
|
04
|
AS CONCEPÇÕES DE BOLSISTAS
SUPERVISORES DO SUBPROJETO LETRAS SOBRE O PIBID
|
Haulley
Wiklif de Almeida Costa, Jonas Batista de Oliveira Junior, Maykel Gomes
Bezerra, Josinaldo Trajano da Costa, Antonia Sueli da Silva Gomes Temóteo
|
C04
|
05
|
AÇÕES
PEDAGÓGICAS NO PIBID: FORTALECENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA
LITERATURA INFANTO JUVENIL
|
Keila
Lairiny Câmara Xavier, Maria Vioneide Linhares, Lúcia Cristina Alves, Hyldson
Lennon O Almeida, Antônia Sueli da Silva Temóteo
|
C04
|
06
|
A
PROPOSTA DIFERENCIADA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO NA ESCOLA ESTADUAL DR. EDINO
JALES EM PATU/RN: UMA REFLEXÃO SOBRE O TEMA
|
Francisca
Verônica Pereira Moreira, Fernanda de Oliveira, Gleys Ocidália Lima Silva, Jailma
Anacele de Andrade
|
|
07
|
OS
IMPACTOS E AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR/SUPERVISOR
DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Maria
Vioneide Linhares
|
|
08
|
PIBID:
VIVÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Jandy
Adauto dos Santos; Antônio Glarmeson Fernandes; Jonnatan Tavares da Silva;
Djeffeson Calebe Lucas; Maria Lucianeide Simão Azevedo;
Maria
de Fátima Dutra
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário